Exterior pela 1ª vez? Veja como tirar o passaporte


Cada vez mais brasileiros partem para conhecer outros países. E, no planejamento da viagem, entre destinos, hotéis e passeios, muitas pessoas esquecem ou deixam para se preocupar na última hora com um item essencial: o passaporte. É o documento mais importante de qualquer turista que viaja ao exterior. Por isso, vale a pena ficar atento aos prazos e procedimentos de emissão para não ser surpreendido. A responsável pela emissão de passaportes no Brasil é a Polícia Federal. O atendimento é feito com data e hora marcada na maioria das grandes cidades. Ou seja, não adianta chegar lá e tentar tirar seu documento na hora, pois baterá com a cara na porta. O primeiro passo é marcar seu agendamento no site da PF. Lá, você terá que preencher um longo questionário, informando dos dados de diversos documentos (RG, CPF, Título de Eleitor, certidão de nascimento e, no caso dos homens, certificado de reservista).

Após preencher o questionário e realizar o agendamento, o site da PF emitirá um boleto para o pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU). O valor da taxa não é amplamente divulgado, o que acaba gerando surpresa a muitos viajantes. Para tirar seu passaporte, porém, você terá que desembolsar R$ 156,07. A validade da guia é de 20 dias.

No dia agendado, é importante levar toda a documentação exigida pela PF. Se faltar alguma coisa, voltará para casa de mãos abanando. A lista de documentos inclui:

1) Documento de identidade: Pode ser RG, carteira de habilitação, carteira de trabalho, carteira funcional emitida por órgão público ou carteira de identidade expedida por órgão fiscalizador do exercício de profissão regulamentada por lei. Quem tiver alterado seu nome por função de casamento, divórcio ou separação precisará apresentar a Certidão de Casamento. 2) Título de eleitor, com comprovante de votação nas últimas eleições (1º e 2º turno) 3) Documento de quitação do serviço militar (para homens entre 19 e 45 anos) 4) CPF 5) Passaporte anterior: Aqui vale um alerta. Se você esqueceu/perdeu seu documento antigo, terá que desembolsar em dobro o valor da GRU.

6) Certificado de Naturalização (para naturalizados)

7) Guia de pagamento da GRU

Portando toda esta documentação, você deve comparecer ao posto da PF de sua cidade no qual realizou o agendamento. Não precisa levar fotografia, pois agora ela é digital e tirada no próprio local. Após a solicitação, o passaporte fica pronto em aproximadamente seis dias úteis. Para retira-lo, basta comparecer ao posto da PF e retira-lo no balcão apresentando um documento com foto. Se ninguém busca-lo em 30 dias, o mesmo será cancelado. É possível acompanhar o andamento de sua solicitação através do site da Polícia Federal.

O passaporte tem validade de cinco anos. Vale ficar atento quais as exigências do destino de sua viagem, pois alguns países pedem que o documento tenha no mínimo mais seis meses de validade. Ou seja, se seu passaporte estiver próximo do vencimento, você precisará tirar um novo.

Serviço: Polícia Federal – Emissão de Passaportes http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/ Telefone da Central de Atendimento: 194 Contato: faleconosco@dpf.gov.br

POSTS RECENTES:
PROCURE POR TAGS:

© Copyright 2014 VIAJEI E GOSTEI - Todos os direitos reservados

  • Facebook Limpa
  • Twitter limpa
  • Instagram Limpa
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now