Arraial do Cabo e suas praias que lembram o Caribe

A sensação que tive ao visitar as praias de Arraial do Cabo é que estava em alguma ilha do Caribe. Areia branquíssima, águas cristalinas e muitas espécies de vida marinha é o que aguarda os turistas. E tudo isso a poucos quilômetros do Rio de Janeiro. Para aproveitar o melhor de Arraial do Cabo, o ideal é fazer um passeio de barco, pois é a única forma de acessar algumas das praias. Existem excursões regulares e é possível contrata-las em agências ou na própria marina dos pescadores, onde ocorre o embarque. No meu caso, fechei o passeio em Búzios, onde estava hospedado. São 40 km de distância, mas as agências fornecem vans que fazem o translado de ida e volta. Após negociarmos o valor, pagamos R$ 40 por pessoa – com direito a água, refrigerante e caipirinha a bordo. Dica: Leve algo para comer. Algumas excursões oferecem opções de porções a bordo, mas a parada para o almoço ocorre apenas no fim do passeio. O passeio de barco sai da marina de pescadores e parte para as praias do Portal do Atalaia, onde ocorre a primeira parada. Um dos atrativos do local é o skibunda. É uma cena para lá de engraçada ver os turistas tentando descer as dunas em pequenas pranchas fornecidas pelos próprios barcos.

Para quem não quiser se sujar de areia, a água é quente, cristalina e sem ondas. Uma ‘piscina’ excelente para banho. A parada é rápida, cerca de 40 minutos, e logo você tem que embarcar novamente para a sequência do passeio. A segunda parte do tour inclui a passagem por alguns dos pontos turísticos de Arraial. Fomos levados até a Gruta Azul, uma caverna de 15 metros de altura e com paredes em tons dourados e prateados. O nome vem da cor da água. A entrada é estreita, então algumas embarcações não conseguem entrar. No nosso caso, demos sorte.

Essa parte do passeio também passa por formações rochosas curiosas, como a Pedra do Macaco, a Fenda de Nossa Senhora (onde há uma estátua da santa) e o Buraco do Meteoro, onde teria caído um meteorito. Nesta parte da excursão não é permitido sair do barco. A segunda parada para banho ocorre na Praia da Ilha do Farol, considerada a grande joia de Arraial. E ela faz jus ao status. Eleita por três vezes a praia mais perfeita do Brasil, é uma reserva da Marinha e só é acessível por barcos, que passam por uma abertura entre dois morros.

Lá também é possível curtir a areia branca e a água cristalina. Ainda conta com uma enorme figueira centenária, citada por Américo Vespúcio em uma viagem de reconhecimento pela costa brasileira em 1503. E ela segue viva? Segundo os guias, ela morreu e ‘renasceu’ no mesmo lugar no decorrer dos anjos, sendo possível ver suas enormes raízes na areia.

A parada também é rápida, dura aproximadamente 1h. De volta ao barco, seguimos para a parte final do passeio, a Praia do Forno. O acesso foi feito através de uma bela trilha de 15 minutos partindo da Praia dos Anjos. O trecho é bacana, pois é possível ter a vista panorâmica de ambas as praias. A Praia do Forno vale a rápida caminhada. É mais uma parada ideal para banho e curtir a areia. Ainda tem como atrativo um restaurante flutuante, parada de boa parte das excursões (inclusive a nossa). O restaurante fica localizado em um deck e é possível mergulhar ao lado enquanto aguarda pela comida. Como não poderia deixar de ser, o local tem como especialidade frutos do mar, mas o preço não é dos mais baratos. Terminada a refeição, nosso barco atracou no restaurante e retornamos para a Marina dos Pescadores, onde o passeio se encerra. No nosso caso, ainda retornamos de van até nossa pousada em Búzios. Conclusão: Viajei e Gostei! O passeio de barco valeu muito a pena. As praias são belíssimas e realmente lembram o Caribe. As águas são cristalinas e excelentes para mergulho e a areia é branca e fina. Creio que o único ponto negativo é a rapidez das paradas. Como o passeio de barco dura cerca de 3h30 e passa por muitos locais, você não fica mais que 1h em nenhum deles. E você, já viajou para Arraial do Cabo? Comente abaixo e conte sua experiência!

POSTS RECENTES:
PROCURE POR TAGS:

© Copyright 2014 VIAJEI E GOSTEI - Todos os direitos reservados

  • Facebook Limpa
  • Twitter limpa
  • Instagram Limpa
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now