Conheça Caral, a cidade mais antiga da América

O Viajei e Gostei inicia parceria com a Intiways Travel, agência de turismo que organiza pacotes receptivos de luxo para o Peru. Gerente de operações da empresa, Lia Petruccelli conta um pouco sobre a cidade sagrada de Caral, um dos destinos incríveis do país andino. Confira!

O Peru possui destinos turísticos para todos os gostos. Uma das coisas que mais chama atenção são os sítios arqueológicos e entre eles o mais conhecido é Machu Picchu. Mas além da famosa cidadela, existem outros lugares históricos no Peru que são muito interessantes. Nas próximas linhas você vai conhecer um pouco mais sobre Caral.

A Cidade Sagrada de Caral foi durante muitos anos a capital da civilização Caral. O sítio arqueológico está localizado no Vale do Supe, a 182 quilômetros ao norte da cidade de Lima, capital do Peru. Para chegar à cidade é preciso dirigir pela Rodovia Panamericana até o quilômetro 184 e de lá, entrar por uma estrada que o levará até a entrada do local. Não se preocupe, pois há uma placa indicando o caminho.

Quando chegar lá, você pode alugar um cavalo ou ir caminhado. Outra opção é ir de ônibus até o povoado de Supe e descer na frente do mercado, para depois pegar um táxi. A última forma não é tão recomendada, pois o transporte público no país é precário.

Declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, Caral é a civilização mais antiga da América, com quase cinco mil anos de antiguidade. Tudo isso foi comprovado através de testes feitos nos Estados Unidos usando carbono 14. Caral-Supe foi contemporânea de outras civilizações como a chinesa, a egípcia, a indiana e a mesopotâmica. Mesmo sendo a mais antiga, foi uma das últimas a ser descoberta.

A principal teoria sobre a administração de Caral afirma que a sociedade estava dividida em várias linhagens e que era governada pelos representantes de cada uma dessas linhagens. Também se afirma que Caral era uma sociedade teocrática e que a religião tinha uma importante função social, capaz de controlar a uma população calculada entre mil a três mil habitantes apenas na capital.

De acordo com o próprio site da UNESCO, “A Cidade Sagrada de Caral-Supe reflete a ascensão da civilização nas Américas. Como um estado sócio-político plenamente desenvolvido, é notável pela sua complexidade e seu impacto no desenvolvimento assentamentos em todo o Vale do Supe e além”.

Além disso, muitos pesquisadores afirmam que a civilização era uma cultura pré-cerâmica, embora tenham sido encontrados alguns objetos feitos de argila. Ao que tudo indica, eles usavam o calor do sol para secar o barro.

Também foram encontrados Quipus, um sistema para armazenar informações através de nós em cordas, utilizado por muitas civilizações pré-colombianas. Os estudiosos também chegaram a conclusão de que a base econômica era a agricultura, pois o Vale do Supe é extremamente fértil.

A Cidade Sagrada de Caral possui 65 hectares, divididos em uma zona central e outra periférica. A cidade funcionava como centro econômico para toda a costa do atual Peru, onde as relações econômicas funcionavam através do escambo. Estima-se que Caral controlou a região por um período de quinhentos a mil anos. Além disso, acredita-se que eles chegaram a ter contato com os povos amazônicos, pois nas paredes dos edifícios existem desenhos de macacos amazônicos.

As principais edificações são: a Pirâmide Maior, a Pirâmide Menor, a Pirâmide da Galeria, a Pirâmide da Huanca, o Templo do Anfiteatro, a Pirâmide da Cantera e o Templo do Altar Circular. Todos elas passaram por reformas durante a ocupação. A maioria das paredes foi corroída pela ação do tempo, mas muito se manteve preservado devido ao fato de ter sido recoberto recentemente e não ter recebido o turismo massificado. Atualmente o local recebe de 45 mil turistas por ano.

A entrada a Caral custa 11 soles e inclui um guia, que explica a história e a função das edificações do sitio arqueológico aos visitantes.

Siga o Viajei e Gostei: Facebook: fb.com/blogviajeiegostei Instagram: @blogviajeiegostei Twitter: @viajeiegostei

POSTS RECENTES:
PROCURE POR TAGS:

© Copyright 2014 VIAJEI E GOSTEI - Todos os direitos reservados

  • Facebook Limpa
  • Twitter limpa
  • Instagram Limpa
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now