Necrópole e túmulo de S. Pedro: o tour secreto do Vaticano

Há mais coisas a se visitar no Vaticano do que o que aparece à mostra na Praça de São Pedro. A sede da Igreja Católica oferece um passeio pelo que está baixo da enorme Basílica. Um tour pela ‘cidade dos mortos’, um enorme cemitério dos tempos da Roma Antiga, e que termina no túmulo de São Pedro.

Seguindo a dica do sempre útil Viaje na Viagem, fomos atrás deste tour pouco divulgado, de visitação extremamente limitada e que está envolto em mistério, história e religião. O passeio é conhecido como ‘Scavi Tour’ e tem um procedimento peculiar para a compra dos ingressos, já que a presença dos visitantes no tour passa por uma aprovação do Vaticano.

É necessário enviar um e-mail para o Escritório de Escavações do Vaticano (Ufficio Scavi), informando três opções de data para a visita, nome e número de interessados, além dos idiomas possíveis para o tour guiado.

É importante realizar o pedido com antecedência, já que as vagas são limitadas e é necessário encaixa-se em um dos tours planejados para um dos dias selecionados. Não existe visitação individual ou venda por intermediários: tudo é feito diretamente com o Vaticano.

Alguns dias depois da solicitação, recebi um e-mail do Vaticano confirmando o passeio em uma das datas enviadas e com guia em português. Também enviaram informações para o pagamento por cartão de crédito. O valor da entrada é de 13 euros. Após efetuar o pagamento, o Vaticano envia um novo e-mail com o recibo e a confirmação do passeio. Estes dados devem ser mostrados no Ufficio Scavi para a retirada dos ingressos no dia do passeio. Nosso passeio foi agendado para as 14h30 de um dia de agosto. Pouco antes do horário programado, é só procurar pelo Ufficio Scavi. Fica à esquerda da Praça de São Pedro, em uma entrada protegida pela Guarda Suíça. Chegando lá, é só trocar o voucher enviado por e-mail pelo ingresso.

Importante: o Vaticano considera esta visita como uma peregrinação religiosa, e não apenas uma atração turística. Sendo assim, não é permitida a entrada utilizando bermudas, shorts, camisetas sem manga ou bonés. Também é proibido tirar fotos no local e em alguns casos pedem para deixar mochilas e bolsas em um guarda-volumes (eu, porém, entrei com minha mochila sem problemas). Conduzido por uma guia brasileira, nosso passeio contou com menos de 15 pessoas. Todo o tour é feito em clima respeitoso e de bastante silêncio, em um ambiente muitas vezes apertado e pouco iluminado. O início do passeio passa pela Necrópole, a chamada ‘Cidade dos Mortos’. É um enorme cemitério romano que foi encoberto pela construção da Basílica. Tudo foi descoberto em escavações realizadas a partir do último pedido do papa Pio XI, que solicitou para ser enterrado próximo de São Pedro, em 1939.

Durante o passeio, a guia dá diversos detalhes sobre a Basílica, da sua reconstrução no período renascentista e dos detalhes de algumas das tumbas mostradas durante a visita. O ponto alto do passeio é o local onde supostamente estão os restos mortais de São Pedro. Diz a história de que o apóstolo foi enterrado por lá após ser crucificado de ponta cabeça. O altar da Basílica fica exatamente acima do lugar onde se encontram os ossos do santo. O tour termina junto aos túmulos de outros papas, na parte de baixo da Basílica. O que é uma grande vantagem: você já está dentro da igreja, não é necessário pegar a enorme fila na Praça de São Pedro. Conclusão: Inesquecível! O passeio pela Necrópole e pelo túmulo de São Pedro vale muito a pena. Ver pessoalmente um local histórico e coberto de simbolismo religioso é uma experiência difícil de descrever. As restrições e o tom meio misterioso só acrescentam charme ao passeio, que é bem montado pelo Vaticano e foi enriquecido pelo passeio guiado em português. Sem falar no tempo ganho ao entrar direto na Basílica e ‘furar’ a gigante fila. E você, já visitou o Vaticano? Fez o passeio pela Necrópole? Comente abaixo e conte para nós sua experiência!

Leia também:

Roteiro: conheça Roma em quatro dias

Siga o Viajei e Gostei: Facebook: fb.com/blog​viajeiegostei Instagram: @blogviajeiegostei Twitter: @viajeiegostei

POSTS RECENTES:
PROCURE POR TAGS:

© Copyright 2014 VIAJEI E GOSTEI - Todos os direitos reservados

  • Facebook Limpa
  • Twitter limpa
  • Instagram Limpa
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now